quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Quais são as coisas boas em ser um Arquiteto?

10 razões para ser um Arquiteto


1. É um estilo de vida, não um trabalho.
Arquitetos normalmente tendem a pensar sobre a arquitetura o tempo todo. Não apenas grandes edifícios e projetos, mas cada coisa em todo lugar que ele for. Está sempre a olhar os materiais, forma, volumetria, iluminação, etc. Se for fazer uma viagem, começa planejando os edifícios que vai querer visitar. Provavelmente 90% de todos os livros e revistas que compra são sobre arquitetura. E adoram ganhar isso de presente de Natal, inclusive.

2. Pessoas respeitam arquitetos.
Mesmo entendendo muito bem o que fazemos, há uma percepção de que os arquitetos são éticos e responsáveis e se esforçam para tomar a decisão certa. Arquitetos geralmente não são vistos como movidos por recompensas financeiras, já os advogados…

3. Seu trabalho está em constante atualização.
A arquitetura é uma profissão dinâmica. Arquitetos não são meros artistas - estão em constante pesquisa de produtos e novos métodos de construção, criam novos conceitos de design que modernizem suas obras.

4. Liberdade artística e expressão pessoal.
10 arquitetos trabalhando para um mesmo cliente e um mesmo problema oferecerão 10 diferentes soluções. Sempre.

5. Você pode ser seu próprio patrão.
Você pode ser a sua própria empresa, participar de competições e ganhar comissões sobre seus grandes projetos.

6. Os resultados são tangíveis (e muitas vezes causam euforia).
Qualquer arquiteto que já viu um projeto no qual trabalharam sendo construído sabe exatamente o que isto significa. É como ter seu próprio laboratório, onde você pode experimentar e aperfeiçoar as coisas que você considera ser importante e de valor. Os arquitetos em geral têm um senso de propriedade em todos os projetos que trabalham.

7. Nós podemos impactar positivamente a vida das pessoas.
É gratificante desenvolver um relacionamento pessoal com seu cliente, especialmente quando você sabe que o processo irá produzir um produto final mais frutífero. Ao compreender o processo, os nossos clientes apreciam o produto. Ao apreciar o produto, eles estão reconhecendo o papel que desempenha.

8. Experimentação.
Em arquitetura dificilmente existe o certo e o errado. Por isso há um sentimento libertador de que você está aqui com a finalidade de transmitir a sua própria personalidade no projeto. Espera-se que tente coisas novas, explore diferentes materiais, e incorpore tecnologias emergentes em cada projeto.

9. Longevidade da carreira.
Você pode praticar a profissão de arquitetura até a idade que desejar, você sempre será um arquiteto mesmo quando não é mais o seu trabalho. A maioria dos arquitetos alcançam o sucesso aos 50 anos. Você conhece algum arquiteto aposentado? Eu não…

10. Incrível variedade de opções dentro da profissão.
Você pode flutuar entre grandes e pequenas empresas, no papel do arquiteto do projeto ou de gestão. Você pode trabalhar em segmentos de mercado diferentes, como hotelaria, residencial, comercial, cívico, paisagismo, interiores, design e continuará a ser um arquiteto.

Bônus: Podemos usar óculos ridículos.

As pessoas esperam que os arquitetos seja uma mix de nerd e artista criativo. Este conflito de paradigmas sociais conhecidos permite uma maior liberdade ao definir um estilo pessoal em se vestir.


Fonte: http://liselongoblog.tumblr.com/post/492073273/to-be-or-not-to-be-10-razoes-para-ser-um-arquiteto

Nenhum comentário:

Postar um comentário