domingo, 31 de agosto de 2014

Como ser mais Criativo

A criatividade é o que move as pessoas e a sociedade para um lugar melhor – através de questionamentos, pensamentos, refleções e evolução. Se não fosse ela, nós ainda estariamos morando em cavernas.

Ela é tão importante, que se tornou um dos requisitos mais importantes na hora de se conseguir um emprego, quando ter um diploma, falar inglês e concluir um MBA é considerado “não fazer mais do que a obrigação”. Isso não vale apenas para profissões criativas como arquitetos e publicitários, mas é solicitado também para vagas de trabalho como vendedor, administrador, programador, advogado e por aí vai.
Mas como exigir que as pessoas sejam criativas, se as escolas e faculdades não ensinam seus alunos pensarem fora da caixa, serem proativos e criarem soluções diferentes para problemas comuns? Se nem nossos pais nos ensinam criatividade – nos chamando a atenção a cada atitude e ação que tomamos fora do comum – como podemos ser criativos?
Criatividade não é um botãozinho no cérebro que basta apertar o play para que ele funcione. Muito menos é um dom, como se fosse uma escolha divina. Para sermos habilidosos em qualquer área, precisamos de treinamento e muita observação. É como jogar futebol, ninguém começa fazendo gol de trivela. Tem que tomar muita pancada na canela, jogar todo o dia embaixo de chuva ou sol, levar muitos dríbles entre as pernas e chutar várias bolas para fora, para só aí, conseguir ser habilidoso como desejávamos no começo.
Ser criativo é conseguir aplicar sua criatividade, pois quem é criativo e não tira suas ideias do papel, está fadado ao fracasso e a frustração. É comum ouvirmos dessas pessoas a frase: “Eu já pensei nisso antes”.
Por esses motivos, reunimos 10 dicas simples para você treinar sua criatividade todos os dias.


Fonte: http://www.hypeness.com.br/2011/09/10-dicas/ 

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Melhores Faculdades de Arquitetura do Mundo

Com a missão de construir um guia mundial completo para estudantes de arquitetura e urbanismo, o site Graduate Architecture produz listas anuais com as dez melhores universidades em nível mundial e continental. O Southern California Institute of Architecture, em Los Angeles, Estados Unidos, foi escolhido pelo portal como o melhor programa de ensino do mundo, seguido pela Architectural Association, em Londres, e o Royal Danish Academy of Fine Arts, Copenhagen.
Já a categoria sulamericana conta com dois representantes brasileiros: a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Presbiteriana Mackenzie, que ocupam o 4º e 7º lugar, respectivamente. No topo da lista está a Universidad de Buenos Aires, no segundo lugar vem a Universidad de Chile, seguida pela Universidad Nacional de Bogota, na Colômbia. 
Confira a lista completa com as melhores universidades do mundo segundo o Graduate Architecture:
Mundo
1 - Southern California Institute of Architecture, Los Angeles, Estados Unidos
2 - Architectural Association, Londres, Reino Unido
3 - Massachusetts Institute of Technology, Massachusetts, Estados Unidos
4 - The Royal Danish Academy of Fine Arts, Copenhagen, Dinamarca
5 - University of Tokyo, Japão
6 - Technical University Delft, Holanda
7 - ETH Zurich, DARCH, Zurich, Suiça 
8 - Instituto De Arquitectura Avanzada de Cataluña, Barcelona, Espanha
9 - The Glasgow School of Art, Glasgow, Escócia
10 - American University of Sharjah, Emirados Árabes

América do Sul
1 – Universidad de Buenos Aires, Argentina
2 – Universidad de Chile
3 – Universidad Nacional de Bogota, Colômbia
4 – Unioversidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil
5 - Universidad Nacional de Ingenieria, Lima, Peru
6 – Universidad de Caracas, Venezuela
7 – Universidade Presbiteriana Mackenzie, Brasil
8 – Universidad Tortuato di Tella, Argentina
9 – Pontificia Universidad Javiera, Bogota, Colômbia
10 – Universidad Catolica de Chile


Fonte:http://arcoweb.com.br/noticias/noticias/veja-a-lista-das-melhores-universidades-de-arquitetura-do-mundo

terça-feira, 12 de agosto de 2014

O que é Arquitetura? E Urbanismo?

arquitetura é considerada parte da história da arte, intrinsecamente uma subdivisão da mesma. Neste aspecto, é estudado todos as características históricas e de evolução da arquitetura, ressaltando as principais idéias, conceitos, acontecimentos históricos marcantes além de suas realizações.
É interessante ressaltar que durante alguns acontecimentos da história da arquitetura, ocorrem fatos paralelos relevantes sobre a história da arte, assim é comum que haja semelhanças, principalmente no perfil da tendência estética.
Há muitos autores que ressaltam que alguns dos aspectos da história da arte não tem semelhanças, ou mesmo, representação concisa na arte da arquitetura, como exemplo, a estética de vanguarda.
O urbanismo também é uma disciplina e especialização fundamental dentro da arquitetura. É de suma importância atualmente devido ao crescimento desordenado das cidades, a aparição de grandes favelas, e os problemas gerados por tal.
As principais metas do urbanismo são:
  • Estudo do Perímetro Urbano
  • Regulamentação e controle do crescimento da cidade
  • Planejamento dos projetos de expansão do município
Há o aspecto filosófico dentro do urbanismo, que destaca que as cidades são entidades que devem ser estudadas e entendidas e não somente um objeto a ser trabalhado. Este ponto refere a necessidade do estudo do crescimento, afim de entender as necessidades da população e as adversidades que as mesmas enfrentam. O projeto de arquitetura e urbanismo visa estabelecer parâmetros de crescimento, melhorias estruturais no ambiente e controle de adversidades oriundas do crescimento desordenado.
Podemos destacar o urbanismo como uma ciência humana, pois além dos aspectos estéticos herdados da arquitetura, este possui profundo conhecimento da civilização. Este conhecimento humano é destacado pelo estudo do comportamento, das necessidades e empecilhos enfrentados pela população no ambiente urbano. De maneira objetiva, a meta de arquitetura e urbanismo é projetar e ordenar cidades de forma a atender da melhor maneira possível a população, diante um conjunto de aspectos pertinentes.
O urbanismo, assim como o paisagismo, é uma atividade que envolve aspectos de várias áreas de atuação. Apresenta aspectos da arquitetura de paisagem (paisagismo), que fica destacado com a visão política dos projetos e o design diferenciado. Podemos citar algumas áreas de conhecimento pertinentes:
  • Geografia – entendimento geográfico da cidade
  • Ciências Sociais – estudo sobre as características culturais da população
  • Ecologia – Garantir aspectos favoráveis a natureza no projeto de urbanização
  • Geologia – entendimento das condições de estrutura do terreno urbano, para garantir as práticas de construção mais favoráveis
a civilização. Este conhecimento humano é destacado pelo estudo do comportamento, das necessidades e empecilhos enfrentados pela população no ambiente urbano. De maneira objetiva, a meta de arquitetura e urbanismo é projetar e ordenar cidades de forma a atender da melhor maneira possível a população, diante um conjunto de aspectos pertinentes.
O urbanismo, assim como o paisagismo, é uma atividade que envolve aspectos de várias áreas de atuação. Apresenta aspectos da arquitetura de paisagem (paisagismo), que fica destacado com a visão política dos projetos e o design diferenciado. Podemos citar algumas áreas de conhecimento pertinentes:
  • Geografia – entendimento geográfico da cidade
  • Ciências Sociais – estudo sobre as características culturais da população
  • Ecologia – Garantir aspectos favoráveis a natureza no projeto de urbanização



Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/carreira/arquitetura-historia-da-arte/